Introdução

O Brevet do Cerrado é um evento Randonneur com distância estipulada de 1000 km e é reconhecido pelo Audax Club Parisien e Randonneurs Brasil.  O ano de 2017 marca a realização da sua primeira edição partindo da cidade de Cristalina-GO e passando pelos municípios de Campo Alegre de Goiás, Ipameri, Catalão, Luziânia no estado de Goiás e nos municípios mineiros de Araguari, Uberlândia e Paracatu.

A edição 2017 será o segundo brevet de 1000 km realizado no planalto central  e primeiro do nosso clube. O percurso possui características desafiadoras, com cerca de 11000 m de ganho altimétrico, mesclando trechos com muitas subidas, algumas podendo chegar a 13% de inclinação, e longos trechos inclinação próximo a zero.  O período do ano no qual o brevet será realizado se caracteriza por temperaturas altas durante dia e baixas a noite, podendo variar entre 4º C e 32º C. Além disso,  existe a possibilidade de longos trechos com bastante vento, baixa umidade durante o dia e, consequentemente, pouca chance de chuvas no período.  Somando tudo isso teremos um brevet que promete ser um verdadeiro desafio para todos os ciclistas.

O nome Brevet do Cerrado é uma alusão ao segundo maior bioma da América do Sul, ocupando uma área com cerca de 2 milhões de km2, e cerca de 22% do território nacional. Neste espaço territorial encontram-se as nascentes das três maiores bacias hidrográficas da América do Sul (Amazônica/Tocantins, São Francisco e Prata), o que resulta em um elevado potencial aquífero e favorece a sua biodiversidade. Do ponto de vista da diversidade biológica, o Cerrado brasileiro é reconhecido como a savana mais rica do mundo, abrigando 11.627 espécies de plantas nativas já catalogadas. Existe uma grande diversidade de habitats, que determinam uma notável alternância de espécies entre diferentes fitofisionomias.

Além disso, este nome é uma forma de homenagear o grande número de ciclistas amadores e profissionais presentes na região e que, diariamente, enfrentam nossas estradas realizando seus treinos ou simplesmente concluindo suas cicloviagens para contemplar nossas belas paisagens.

Esperamos receber todos os participantes com o espírito de camaradagem, cordialidade e seriedade que nos propomos a organizar nossos eventos, e que isso tudo seja um motivador para que todos retornem para suas casas com o sentimento de terem vencido mais um grande desafio, concluindo ou não o brevet, e que se sintam motivados a voltarem em outras ocasiões para rever os amigos que encontraram por aqui.

Como se Hospedar

O Hotel Sonho Verde será o local de largada e chegada do brevet.

Endereço: BR-050 Km 128, Ipameri-GO.
Como chegar: veja Aqui!
Reservas: +55 61 99515-1400 (falar com Nilva – whatsapp)

O Hotel atenderá com prioridade os participantes do brevet. No momento da sua reserva informar que é participante do brevet.

Mais opções de hospedagem
  • Hotel JK – BR-040 – km 95 – (61) 3612-4263
  • CataVento Hotel – BR-040 – km 95 – (61) 3612-6119
  • Hotel Brasil – BR-040 – km 94 – (61) 3612-1720 – 99857-2123

Como Chegar no Local da Largada

Os aeroportos mais próximos da cidade de Cristalina-GO são:

  • Aeroporto Internacional de Brasília – localizado a 156 km de Cristalina-GO

  •  Aeroporto de Goiânia – localizado a cerca de 255 km de Cristalina-GO

  •  Aeroporto de Uberlândia – localizado a cerca de 258 km de Cristalina-GO