Planejando um Brevet

As informações seguintes servirão para ter uma ideia geral do que esperar em nossos brevets.  O texto contém importantes dicas para que você tenha uma experiência de sucesso e prazerosa.

Sua responsabilidade como participante incluem:

  • Demonstrar condições físicas razoáveis para participar do evento
  • Portar uma bike confiável e em perfeitas condições de funcionamento mecânico
  • Obedecer todas as leis de trânsito durante o percurso
  • Respeitar os direitos de todos os usuários das vias (inclusive os pedestres)

Procuramos seguir percursos simples, com rodovias bem pavimentadas, bons acostamentos, altimetria amistosa e bastante opções de alimentação. Percorrendo geralmente trechos da BR 050 ( Cristalina - Catalão ) e outras vezes a BR 040 ( Brasília - Luziânia - Cristalina e Paracatu) a carta de rota traz informações importantes e de fácil leitura e com o tempo você irá se acostumar com os locais de saída e chegada. Geralmente o Restaurante e Hotel Sonho Verde.

  • Estude sempre a versão mais atualizada da Carta de Rota - pois estamos sempre adicionando detalhes conforme percorremos a região. Apesar da simplicidade do trajeto, o estudo da localização dos Postos de Abastecimento (PAs) e os Pontos de Controle (PCs) são importantes para o planejamento estratégico de sua prova.
  • Sempre haverá no informativo do evento, um mapa com a visão geral da rota e altimetria. Analise os detalhes e traçado da rota por algum software como o MapsGoogle ou o Google Earth por exemplo.
  • Em dias chuvosos é uma boa idéia portar consigo alguns plásticos com fechos herméticos, para guardar o celular, algum outro equipamento eletrônico, dinheiro ou alimento. A carta de rota e seu passaporte também será fornecido com um destes.
  • O Planalto Central apresenta de uma forma geral duas estações, a seca e a chuvosa. Na seca tome cuidado redobrado com a hidratação e leve sempre algo salgado para comer, amendoin por exemplo, ou mesmo cápsulas de sais, sempre é bom lembrar que em esportes de longa duração como a maratona e o Audax, somente ingerir água pode causar uma condição de desequilíbrio eletrolítico no sangue, denominado hiponatrenia.
  • Tenha certeza que todo o equipamento obrigatório e acessório esteja em ordem e em bom funcionamento.
  • Se estiver pretendendo hospedar-se em Cristalina, o Hotel e Restaurante Sonho Verde é a nossa sugestão. O Hotel é bastante simples e com preços bem acessíveis, faça reserva com antecedência. Maiores informações, clique aqui.
  • Os Brevets 400 e 600, são provas extenuantes com o horário de chegada, as vezes a noite, não volte para casa dirigindo, recomendamos a todos algumas horas de sono antes de seguir viagem.
  • Na semana que antecede o evento, você pode continuar a treinar, mas descanse bem ao menos dois dias antes, para que esteja bem no dia. Se for sua primeira tentativa da distância, fique uma semana só na sombra e água fresca, para estar bem no dia do evento.
  • Levante cedo o bastante para tomar um bom café da manhã e ter tempo suficiente para ir até o local de inspeção e largada sem correria. Se a largada for a noite, faça uma refeição rica em carboidratos (massas), bem como na noite que antecede o evento.
  • O briefing ou mini congresso técnico é importante para informações de última hora e condições de clima ou estado das rodovias e eventuais sinais de alerta.
  • Após a vistoria de sua bike, entregue o termo de responsabilidade assinado e receba o seu Passaporte que deve permanecer com você durante todo o brevet.
  • Alguns itens do Café da Manhã (frutas, pães, geléia, suco, margarina, etc.) estarão disponíveis uma hora antes da largada, quando o brevet for de madrugada. Sempre que não houver opções para sua alimentação, em restaurantes ou lanchonetes da estrada, seja devido ao horário ou a distância procuraremos fazer um PC extra para tanto.
  • Faça as checagens de última hora, umas até de véspera se possível. (montagem da bike, encher pneus, encher caramanholas, etc...) e revise o Check list.
  • Cerca de 10 minutos antes da largada, todos os participantes já deverão estar prontos para largada em frente ao Hotel para receberem as informações do briefing. Os que tiverem chegado atrasado e ainda não tenham feito a vistoria, só poderão fazê-la depois deste briefing e a largada.
  • Ao final do briefing o evento começa oficialmente, os randoneiros largam formando um grande pelotão que vai aos poucos formando grupos menores, evite andar muito próximo de ciclistas que ainda não esteja acostumado, o "embolamento e o tombo " talvez seja o maior risco nesta fase inicial.
  • Você pode pedalar sozinho em seu próprio ritmo ou em grupo com ciclistas "entrosados". Apesar dos Brevets não serem uma corrida, existem bikers que gostam de terminar rápido procurando um recorde pessoal. Outros optam por um ritmo mais relaxado e vão curtindo o visual da estrada e a gastronomia local. Alguns preferem pedalar sozinhos, outros apreciam a camaradagem da pedalada em grupo. Você é livre para escolher o tipo de pedal que melhor encaixa em seu perfil, aconselhamos no mínimo duplas e idealmente pequenos pelotes, mas isto será sempre uma opção sua. Uma listagem dos participantes é liberada antes do evento, sinta-se livre para organizar mini-pelotes com ritmos semelhantes.
  • Durante a rota, haverá certos PCs ( Para controle de tempo) e PAs ( Para abastecimento). Nos PCs há um horário de abertura e fechamento. Você deve alcançar cada PC antes do horário de fechamento para validação do Brevet. Apesar da velocidade mínima, para pegar o PC aberto ser baixa ( 15km/h ), o relógio nunca para, mesmo quando você está parado. È melhor manter as paradas o mais curto possível. Os novatos sempre ficam impressionados, como os randoneiros mais experientes passam por um PC.
  • Os PCs em geral ficam em grandes postos da BR... conforme a organização do Brevet você deverá comprar alguma coisa para obter um cupon fiscal, ou mesmo pedir ao balconista/caixa para assinar o passaporte com o horário de passagem no formato 24 horas (ex. 16:00 para as 4 da tarde). Geralmente haverá também uma lista para assinar em cada PC. Esta lista nos permiti monitorar seu progresso e ajudá-lo caso se perca, tenha uma pane física ou mecânica.
  • Os acostamentos das BRs são cicláveis na maior parte do percurso, sendo obrigatório pedalar por por estes, a primeira violação será penalizada com 1 hora de detenção no próximo PCs ou PA. A segunda violação resultará em desqualificação.
  • Também pode haver um PC surpresa, durante o caminho, este sempre com um voluntário. Portanto fique sempre na rota, não faça desvios, se ficar perdido e perder o PC surpresa, poderá ser necessário voltar, ou receber uma penalidade de 1 hora de detenção ou mesmo desqualificação.
  • Randonnée tem tudo haver com AUTOSSUFICIÊNCIA: Não é permitido nenhum tipo de apoio de um carro entre os PCs e PAs. Contudo é permitido o apoio nos PCs e PAs (desde que estejam na Carta de Rota). Você também pode parar no caminho para comprar o que precisar, pode receber ajuda de outro randoneiro ou dos voluntários autorizados pela Organização.
  • Em caso de emergência médica, disque 192 para a SAMU ou para os telefones presentes na carta de rota da PRF ou organização. Leve sempre RG, cartão do plano de saúde e informações pessoais numa etiqueta colada no interior de seu capacete, caso fique inconsciente.
  • Na carta de rota ou no passaporte haverá diversos telefones (celular ou dos PCs) contacte a organização se estiver em dificuldades ou querendo desistir. Se sentir vontade de desisitir, pode ser uma indicação de que não está se alimentando direito, ou está passando por um trecho difícil e sentir a barra pesada pensando no que ainda falta. As vezes o melhor é pensar somente em chegar até o próximo PC ou PA, dar um tempo e comer alguma coisa -- de repente quando menos notar já estará chegando de volta a cidade.
  • Se desisitir, ou continuar pedalando mesmo após o fechamento do PC, por favor contatar a organização.
  • Assine seu passaporte na parte de trás, a lista de chegada e apresente-o ao voluntário no PC final para o último carimbo/assinatura, verifique o correto preenchimento do horário de chegada. Estes serão validados pela ACP e devolvidos ao final do ano, juntamente com medalhas ACP.
  • Se estiver muito cansado, uma boa idéia é tirar uma soneca no hotel, antes de dirigir de volta para casa e também participar da premiação, trocar experiências ou planejamentos futuros com os outros ciclista.
  • Dentro de dois a cinco dias úteis, os resultados estarão disponíveis no site.

Revisão Prévia da bicicletacheck list randoneiro cristal

  • (   ) Desmontagem, lavagem e lubrificação do quadro.
  • (   ) Desmontar e lubrificar a caixa de centro, canote, cubos e caixa de direção.
  • (   ) Verificar estado dos pneus, câmaras, rodas, aros, câmbios, lona de freios, cabos e conduítes.
  • (   ) Desempenar rodas.
  • (   ) Regulagem dos câmbios e freios.
  • (   ) Ao embalar a bike para viagem, desmontar o câmbio traseiro da gancheira, esvaziar os pneus e proteger as partes mais sensíveis com plástico bolha.

Itens Obrigatórios

  • (   ) Capacete
  • (   ) Farol (cor branca)
  • (   ) Lanterna traseira (vermelha)
  • (   ) Colete refletivo
  • (   ) Cartão de rota
  • (   ) Identidade
  • (   ) Pilhas reserva
  • (   ) Luva
  • (   ) Óculos

Vestuário Básico. 

  • (    ) Bermudas, bretelle ou calça de ciclismo.
  • (    ) Camisas de manga longa, manga curta ou sem mangas de ciclismo.
  • (    ) Meias
  • (    ) Bandana
  • (    ) Sapatilha
Itens Básicos 
  • (   ) Caramanholas com água ou repositor eletrolítico.
  • (   ) Ciclocomputador, GPS
  • (   ) Kit bike: chaves (Allen, fenda e corrente), óleo lubrificante. Elos de corrente, câmaras de ar, raios, cabos e  pneu reserva.
  • (   ) Kit remendo: espátulas, remendo, cola e lixa.
  • (   ) Kit proteção: protetor solar, band-aid, protetor labial, vaselina, antisséptico, gel massagem com arnica  e anti-inflamatórios.
  • (   ) Kit Alimentação: maltodextrina, gel de carboidrato, cápsulas de sal , BCAA, barra de cereais ou proteínas, frutas secas ou castanhas.
  • (   ) Kit quebra galho: tiras de câmara de ar, "silver-tape", arame, pedaço de pneu ou fita anti-furo, superbonder.

Itens Diversos 

  • (   ) Celular, com carregador.
  • (   ) Mochila de hidratação tipo Camel-Back.
  • (   ) Cadeado
  • (   ) Mala-bike
  • (   ) Lanterna de capacete.
  • (   ) Cartão do plano de saúde
  • (   ) Dinheiro e ou Cartões de crédito.
  • (   ) Máquina fotográfica
  • (   ) Sacos e ou sacolas plásticas.
  • (   ) Apito ou buzina.
  • (   ) Bolsa ou alforge de guidão, selim, garupa ou quadro.
  • (   ) Roupas como bermuda, camiseta e chinelos.
  • (   ) Toalha Esportiva

Vestuário para o frio e ou chuva

  • (   ) Meias, luvas, calça, blusa e balaclava (2ª pele) quentes e transpiráveis. (frio)
  • (   ) Jaqueta corta-vento. (frio)
  • (   ) Luvas cirúrgicas de látex (chuva e frio).
  • (   ) Cobre botas de neoprene, lycra ou látex.
  • (   ) Manguitos e pernitos ( lycra para o sol ou "fleece" aveludados para o frio).
  • (   ) Touca de banho, para cobrir o capacete. (chuva)
  • (   ) Jornal - colocar abaixo da roupa (frio ou chuva).
  • (   ) Saco plástico de 100 litros (capa de chuva improvisada).
  • (   ) Manta ou cobertor térmico de emergência (aluminizado)

Atualizado em 23/03/2017

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