Brevet Ipameri 200 – MTB

Detalhes

Calendário BRM:
Série 2018
Programação:
Início: 06/05/2018 06:00
Término: 06/05/2018 19:30
Duração Máxima: 13:30 horas
Largada: Parque Municipal – Ipameri-GO
Atividades:
Ciclismo de Longa Distância –Randonneur
Nível do Percurso:
Médio
Tipo de Terreno:
Terra
Altimetria:
1.440 m
Distância Total:
200,0 km
Número de Vagas:
100
Inscrição:
1º Lote – Individual
    Início: 25/02/2018
    Término: 11/03/2018
    Valor: R$ 100,00


2º Lote – Individual
    Início: 12/03/2018
    Término: 15/04/2018
    Valor: R$ 120,00


3º Lote – Individual
    Início: 16/04/2018
    Término: 25/04/2018
    Valor: R$ 145,00
Leitura obrigatória:

Regulamento BRM Nacional

Regulamento do Clube

Aviso Legal

O que é permitido em um Brevet!

Itens Incluídos na inscrição:
  • Passaporte Randonneur
  • Seguro Individual
  • Carta de Rota
  • Placa de identificação
  • Saco Zip para proteção do passaporte
  • Água e frutas nos Pontos de Controle
  • Certificado de conclusão
  • Medalha de conclusão
Arquivos para baixar

Agenda de Atividades

05/05/2018 - sábado

  • 18:30 - 20:30 - Vistoria de Bicicleta e Itens de Segurança
  • 18:30 - 20:30 - Credenciamento e Retirada do Kit
  • 20:30 - 21:00 - Reunião Técnica

06/05/2018 - domingo

  • 05:30 - 05:50 - Vistoria de Bicicleta e Itens de Segurança
  • 05:30 - 05:50 - Credenciamento e Retirada do Kit
  • 05:50 - 06:00 - Preparativo para a Largada
  • 06:00 - Largada
  • 06:10 - 07:00 - Vistoria de Bicicleta e Itens de Segurança
  • 06:10 - 07:00 - Credenciamento e Retirada de Kit
  • 07:00 - Encerramento da Largada

Local da Largada

A largada será realizada no Parque Municipal em Ipameri-GO as 06:00hs do dia 06/05/2018, com concentração e café da manhã a partir das 05:00hs.

Vistoria da Bicicleta e Equipamentos de Segurança

O ciclista somente estará habilitado para participar do brevet se todos os items  a seguir forem aprovados pela inspeção. A participação no brevet NÃO será permitida caso o Cartão Passaporte não tenha sido carimbado e que todos os critérios a seguir tenham sido atendidos atendidos.

  1. Iluminação

    • Farol Dianteiro (Branca) - Deverá apresentar um farol afixado na bicicleta durante todo o percurso, e que seja capaz de permitir a navegação em períodos noturnos ou de baixa visibilidade com segurança. Portanto, os faróis devem ser funcionais e NÃO decorativos; devendo atender simultaneamente as necessidades do ciclista em “VER” e “SER VISTO”.
    • Luz traseira (Vermelha) - Deverá apresentar  pelo menos UMA (01) luz traseira na cor vermelha que podem ser utilizadas piscando ou contínuo. O uso da luz traseira de cor diferente da vermelha resultará em uma advertência ao ciclista e a imediata troca para a cor permitida. Caso não seja atendido resultará em uma desqualificação.
  2. Segurança

    • Capacete - O uso do capacete será obrigatório durante toda a condução. O capacete deverá estar em boas condições de uso, sem apresentar rachaduras ou avarias importantes. A falta do uso do capacete resultará na sua desqualificação do brevet.
    • Colete refletivo - Os coletes devem estar de acordo com especificações da NBR 15292 OU da normativa EN471 em suas etiquetas. O uso do colete refletivo será obrigatório durante o procedimento de largada, com seu uso obrigatório até o SEGUNDO ponto de controle, podendo ser retirado em caso de boas condições de visibilidade. Nos períodos noturnos (a partir das 18:30hs) ou em condições de baixa visibilidade (incluindo chuva) será OBRIGATÓRIO o seu uso. A falta do uso em qualquer uma dessa condições resultará na desqualificação do ciclista.
    • Faixa de tornozelo - O uso da faixa de tornozelo refletiva será FACULTATIVO durante o brevet. O uso da faixa refletiva refletiva será obrigatório durante o procedimento de largada, com seu uso obrigatório até o primeiro ponto de controle, podendo ser retirado em caso de boas condições de pouca visibilidade. Nos períodos noturnos ou em condições de baixa visibilidade será OBRIGATÓRIO o seu uso. A falta do uso em qualquer uma dessa condições resultará na desqualificação do ciclista.
  3. Condições da Bicicleta

    • Durante a inspeção a bicicleta será submetida a uma verificação geral de segurança, onde serão avaliados condição dos pneus, freios e outros itens que podem comprometer a condução durante o brevet.
    • É fortemente recomendado que o ciclista faça uma revisão geral da sua bicicleta antes do brevet para evitar possíveis problemas ou acidentes.

LEMBRE-SE: Os itens acima devem estar presentes com você o tempo todo, e falta do uso de acordo com as regras descritas acima resultará em uma desqualificação.

Itens Proibidos

Os itens relacionados abaixo não serão aceitos durante os brevets:

  • NÃO SERÁ PERMITIDO o uso de colete do TIPO X ou TIPO H, Mostrados nas fotos abaixo;
  • NÃO SERÃO ACEITOS em nenhuma hipótese equipamento para iluminação do tipo “frog” ou similares, contendo apenas um ou dois pequenos leds. Este tipo de equipamento quando utilizado sozinho como forma de sinalização, põe em risco a segurança do ciclista visto que sua visibilidade é mínima. Poderá ser utilizado somente como complemento.;

Itens Recomendados

  • Telefone celular, funcionando e com bateria carregada
  • Óculos com duas lentes (diurna e noturna)
  • Espelho retrovisor
  • Luvas
  • Capa de chuva e ou corta vento
  • Protetor solar
  • Ferramentas compatíveis com seu equipamento
  • Câmara reserva e remendos
  • Bomba para encher pneu

Credenciamento e Retirada do Kit

Para finalizar a etapa de credenciamento, o ciclista deverá estar de posse do CARTÃO PASSAPORTE devidamente carimbado na etapa de Vistoria.  Após a checagem do carimbo, o ciclista deverá:

  • Entregar o TERMO DE RESPONSABILIDADE assinado;
  • Confirmar suas informações de contato de emergência
  • Validar os documentos apresentados e entregar os documentos pendentes, caso exista
  • Receber o Cartão Passaporte carimbado
  • Receber a Carta de Rota
  • Saco zip-lock para guardar carta de rota e passaporte

Cartão Passaporte

Na entrega do Kit, o ciclista receberá, entre outras coisas, um cartão para registro da vistoria e de sua passagem pelos pontos de controle, chamado Cartão Passaporte.

É de responsabilidade do ciclista entregar seu passaporte ao fiscal da prova. A organização não se responsabilizará caso o ciclista “esqueça” ou “não passe pelo PC” sem o devido registro. Caso isso aconteça, o mesmo será desclassificação do brevet, sem possibilidade de apelação, conforme regulamento do clube.

Desta forma, fique atento para:

  • não largar sem o carimbo de vistoria, pois ocasionará sua desclassificação no próximo PC;
  • não perder ou rasurar o seu passaporte, assim como não devolver o passaporte na chegada, faltando carimbos dos PC's, pois estará sujeito a desclassificação;
  • assim que chegar ao PC, apresente imediatamente o passaporte para o registro de sua passagem;.
  • estude o percurso para não se perder ou passar despercebido nos PCs. Caso perca um PC, você deverá voltar pedalando ao PC para registro de sua passagem. Não é permitido pegar carona para voltar ao PC perdido.
  • conservação do seu Passaporte, para tanto, você receberá um saco plástico.
  • IMPORTANTE: O Passaporte deverá ser devolvido no momento do registro da chegada do ciclista, ou no momento de sua desistência/desclassificação da prova.

Regulamento

Por se tratar de um desafio de autossuficiência, é extremamente importante estar familiarizado com o regulamento do clube e dos BRMs. Caso não esteja familiarizado, torna-se obrigatório a leitura dos regulamentos e informações disponibilizados no item Leitura Obrigatória na coluna ao lado.

Medalha Francesa

As medalhas francesas são oficiais do Audax Club Parisien (ACP) e só podem solicitadas em caso de conclusão com sucesso de um brevet que seja homologado pelo ACP, isto é, os BRM 200, 300, 400, 600 e 1000. Ao final de cada brevet, os clubes organizadores fazem a solicitação ao ACP, via Randonneurs Brasil, que envias as mesmas sempre ao fim de cada ano calendário, por volta do mês de novembro. Assim que recebidas da França, é competência de cada clube organizador distribuir e enviar aos randonneurs solicitantes.

O modelo da medalha muda sempre entre as edições do Paris-Brest -Paris (última edição 2015), a próxima mudança deverá ocorrer na edição de 2019. Cada brevet tem um modelo especifico da medalha que irá se repetir dentro desse período de 4 anos, sendo assim, se o randonneur participar de 5 brevets de 200 e solicitar a medalha nas cinco ocasiões elas serão exatamente iguais sem nenhuma distinção de data ou local onde foi conquistada. O mesmo ocorre para as medalhas de 300, 400, 600 e 1000.

Atualmente estamos com alguns problemas na importação dessas medalhas, ele vem se arrastando desde a metade de 2016 e afetou todas as provas do calendário 2017. Este problema vem ocorrendo pois o Audax Club Parisien mudou o processo de envio das medalhas enviando um volume muito maior de medalhas que ficam retidas na alfândega gerando incidência de impostos  O Randonneurs Brasil, representante ACP no país, é o responsável pelo recebimento dessas medalhas, e no momento está trabalhando em uma solução quer viabilize a importação destas medalhas.

Diante disso,tivemos que mudar temporariamente o processo de solicitação da medalha francesas em nossos brevets. Até a normalização do recebimento, a solicitação da medalha deverá ser feita, sem o pagamento antecipado, ao final de cada brevet. O pagamento deverá ser realizado quanto as mesmas estiverem disponíveis para serem enviadas ao clube.  O valor de cada medalha francesa será de R$65,00 (sessenta e cinco reais), já incluídos despesas de envio. Este valor poderá sofre alteração caso tenhamos custos de importação.

O envio das medalhas francesas ao randonneur solicitante se dará após final de cada ano calendário, entre os meses de Dezembro e Janeiro.

Apoio da Organização

  • A organização estará com carros e ciclistas no percurso com o intuito de fiscalizar o andamento da prova.
  • Em alguns PAs a organização disponibilizará alimentos e bebidas para os participantes inscritos na prova. Esta informação estará destacada na carta de rota.
  • Por se tratar de um desafio de autossuficiência, cada participante deve planejar seus pontos de parada para alimentação e hidratação.
  • Em todos os PCs haverá um fiscal da organização para controle de passagem do ciclista que comprovará está passagem por meio de carimbo no passaporte.
  • Caso o PC seja definido como virtual, o ciclista deverá obter um comprovante de consumo no estabelecimento ou tirar uma foto que mostre pelo menos a bicicleta e o número de inscrição no brevet.
  • Conforme constará na carta de rota, cada PC terá o seu respectivo horário para abertura e fechamento.
  • O ciclista que chegar antes de sua abertura, deverá aguardar o horário correspondente.
  • Os ciclistas que chegarem após o horário de fechamento do PC, serão desclassificados da prova e terão seu passaporte recolhido pelo fiscal.

Carro de Apoio Particular

  • Somente os carros de apoio homologados junto à organização poderão servir de apoio ao ciclista  exclusivamente nos PCs.
  • Lembre-se de que em um brevet o ciclista deve ser autossuficiente, sendo proibido qualquer tipo de apoio externo. (Leia mais aqui...)
  • O carro poderá dar apoio somente nos PCs, e nunca poderá acompanhá-lo na estrada.
  • O carro de apoio deve se deslocar rapidamente entre os PCs, sendo expressamente proibida sua parada no acostamento ao longo do percurso, ou qualquer outro local entre os PCs, o que pode caracterizar ajuda externa e consequente desclassificação do ciclista que está sendo acompanhado por este veículo.
  • O cumprimento ao regulamento será exigido com rigor. Pedimos aos ciclistas que fiquem atentos e expliquem aos condutores dos veículos como eles devem se comportar/proceder para que não sejam penalizados.
  • O ciclista poderá ser desclassificado pela organização se jogar lixo em local indevido durante o trajeto.
  • O cadastro dos carros de apoio será realizado durante o credenciamento do ciclista.

Segurança

  • Recomendamos pedalar em grupo, porém o ciclista não pode invadir a pista de rolamento da rodovia. Evite advertências ou punições durante na prova;
  • Desaconselhamos a prática de andar pegando roda do ciclista à frente. Temos registrado várias quedas por toques involuntários entre os ciclistas andando nessas condições.

Posto de Controle (PC) e Posto de Apoio (PA)

  • Posto de Controle (PC) é o local onde a organização estará presente para registrar a passagem do ciclista e carimbar o passaporte.
  • Posto de Apoio (PA) é o local onde o ciclista pode receber apoio do seu próprio carro de apoio, da organização ou pode conseguir seu abastecimento (água/comida) no estabelecimento comercial instalado no local.
  • A organização irá identificar na Carta de Rota os principais PA's disponíveis ao longo do percurso.
  • Nos PA’s exclusivos da organização, caso definidos na carta de rota, poderão ser oferecidos água, isotônico e alimentação.
  • O ciclista deverá parar para poder receber apoio, é de responsabilidade do ciclista a escolha de sua reposição hídrica e alimentação. Em nenhuma hipótese o ciclista receberá apoio em movimento.
cons

A Carta de Rota encontra-se em processo de desenvolvimentoEstamos trabalhando para atualizar estas informações o mais breve possível!!.

Randoneiro Cristal

cons

Ponto de Controle

Estamos trabalhando para atualizar estas informações o mais breve possível!!.

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cons

Após o início das inscrições, esta página irá exibir uma lista de ciclistas inscritos.

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