Bike Fit

10710623_734686313233900_5077691118815388634_nBike fit nada mais é do que ajustar a bicicleta ao seu corpo. Muitos imaginam que o bike fit é realizado somente em bicicletas de competição e de atletas, mas o bike fit é muito importante para qualquer pessoa que use bicicleta para passeio, para trabalho, etc. O correto posicionamento sobre a bike evita o desperdício de energia e uma série de lesões, ganha em conforto e eficiência, o que resultará diretamente em ganho de performance. Esse ganho pode chegar até 20%.

Assim, o bike fit não é apenas uma técnica, e sim uma profissão regulamentada pelos Conselhos Profissionais da área da saúde, onde o Fitter (profissional em bike fit), possui formação e conhecimento suficientes para cuidar da saúde do atleta, no que diz respeito ao seu posicionamento correto sobre a bike, e para isso precisa entender também de mecânica de bicicleta.

O bike fit não deve ser feito em casa pois qualquer erro, por menor que seja, pode gerar uma posição inadequada ao ciclista.

Muitos fatores influenciam na hora de encontrar a posição ideal do ciclista sobre a bike. Antes de iniciar a consulta, o profissional de bike fit conversa com o ciclista para saber seus objetivos, seu estilo de pedalada, sua experiência no esporte e também o tipo de bicicleta que o ciclista vai utilizar.

Outro fator que é levado em consideração é o tipo físico de cada indivíduo. Alguém com fêmur comprido terá uma posição sobre a bike diferente de alguém (de mesma estatura) com o fêmur relativamente mais curto. A flexibilidade de cada indivíduo é também um fator determinante da postura que vai ser adotada sobre a bike.
Procure um profissional. Você pode ter várias bicicletas ao longo da vida mas sua saúde é fundamental.

Comentários

Deixe seu comentário aqui!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.