Flèche Cristal 2018
Fleche Brasil

Visão geral

A Flèche Cristal  é uma randonnée de 24 horas, pedalada em equipe com 3 a 5 bicicletas e com distância não inferior a 360 quilômetros. A Flèche Cristal segue o regulamento das Flèches Brasil (Randonneurs Brasil), Flèches Nationales e Flèche Vélocio (ACP), e será realizada durante a Páscoa e homologada exclusivamente pelo Audax Club Parisien (ACP).

A largada da Flèche Cristal acontecerá entre as 6 e 7 horas da manhã de Sexta-feira Santa, e a chegada de todas as equipes devera ocorrer 24 horas após no Ponto de concentração pré-determinado pela organização do Randoneiro Cristal. Mantendo-se a tradição da Flèche Velócio (evento de origem realizado desde 1947 na França), com a chegada no sábado de Aleleuia no horário máximo até as 7 horas da manhã, antes do domingo de Páscoa. Na Fléche Cristal, a Reunião de Páscoa acontecerá a partir das 10 horas da manhã do sábado, quando os capitães de equipe deverão entregar os passaportes com todos os registros da viagem e participar de uma confraternização entre as equipes participantes.

As Flèches Brasil são randonnées e não competições, não sendo caracterizadas eventos esportivos. Os participantes são considerados como estando em uma excursão, tal qual uma cicloviagem, e devem obedecer a sinalização da via, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e eventuais desvios obrigatórios durante todo o percurso. Devem observar e respeitar os costumes locais, o decoro e tratar a população local e organização com cordialidade durante toda a duração do evento.

O principal objetivo disseminado com as Flèches é a de despertar o espírito de companheirismo e colaboração entre os integrantes da equipe e estreitar os laços de amizade, preservando e cuidando para que todos cheguem juntos ao ponto de concentração e que nenhum de seus membros percorra sozinho qualquer trecho, seja qual for o motivo.

O regulamento completo e maiores informações poderão ser consultadas mais adiante nesta página. Em caso de dúvidas ou se tem interesse em participar e não está em nenhuma equipe, envie-nos uma mensagem que teremos o prazer em ajudar.

 

Agenda de Atividades

29/01/2018 - segunda

  • 00:00 - Abertura das inscrição por Equipe

25/02/2018 - domingo

  • 23:59 - Prazo limite para as inscrições

28/02/2018 - quarta

  • 23:59 - Data limite para envio dos percursos

03/03/2018 - sábado

  • 23:59 - Data limite para avaliação da rota pela organização

05/03/2018 - segunda

  • 23:59 - Prazo final para devolução do ajuste no percurso

10/03/2018 - sábado

  • 23:59 - Validação final do percurso

15/03/2018 - quinta

  • 23:59 - Data limite para mudança na equipe

26/03/2018 - segunda

  • 17:00 - 19:00 - Reunião com capitães das equipes

30/03/2018 - sexta

  • 07:00 - Largada das equipes

31/03/2018 - sábado

  • 10:30 - Reunião de Páscoa - Entrega dos passaportes
  • 11:00 - Almoço de confraternização entre as equipes

Programação oficial

O Capitão da Equipe e seus integrantes devem sem estar atendo à programação do Flèche Cristal e às mensagens comunicando qualquer tipo de ajuste, prazos e recomendações. Todas as atividades relacionados ao processo de inscrição e aprovação de percurso estarão sob a responsabilidade do Capitão de Rota, bem como toda comunicação realizada entre a equipe e os organizadores do Flèche Cristal. Sendo assim, as atividades que envolvem o Capitão da Equipe poderão ser distribuídas da seguinte forma:

  1. Inscrição : O prazo para inscrições das equipes estará aberto no período de 29 de janeiro 25 de fevereiro de 2018. Nesta etapa, deverá ser realizado o cadastro da equipe, seus integrantes e o pagamento da taxa de inscrição.
  2. Envio do Percurso: O envio do percurso e todo seu planejamento deverá ser enviado de forma oficial, por e-mail, até o dia 28 de fevereiro.
  3. Avaliação do Percurso: A organização irá realizar a análise do percurso entre os dias 28 de fevereiro e 03 de março.  Finalizada a análise do planejamento, a organização enviará o Capitão de Equipe o resultado da análise e juntamente com as ressalvas e ajustes a serem realizados
  4. Revisão do Percurso: Caso seja solicitado, o Capitão da Equipe deverá realizar, entre os dias 03 e 05 de março, os ajustes e/ou esclarecimentos solicitados pela organização do Flèche Cristal, e, quanto pronto, reenviar para análise dos organizadores.
  5. Avaliação Final do Percurso: No período de 05 a 10 de março, a organização reavaliará o planejamento da equipe e, sempre que necessário, entrará em contato com o Capitão da Equipe para que todos os problemas sejam ajustados, impreterivelmente, até o dia 10 de março. Após essa data não será permitido qualquer alteração no percurso, salvo seja necessário para preservar a segurança e integridade física dos integrantes da equipe.
  6. Mudanças na Equipe:  O Capitão de rota terá até o dia 15 de março para realizar as mudanças que julgar necessário na formação da equipe, e informar por e-mail os organizadores do Flèche Cristal. Nenhuma outra forma de comunicação será aceita para esta solicitação. Caso a mudança seja do próprio Capitão da Equipe, o capitão anterior deverá comunicar seu afastamento e indicar um novo capitão com as devidas qualificações.
  7. Reunião de alinhamento: Está previsto para o dia 25 de março às 19 horas uma reunião virtual com a participação obrigatória de todos os capitães de equipe. Esta será a oportunidade para dirimir quaisquer dúvidas que ainda restarem e passar as últimas informações em relação ao evento e à Reunião de Páscoa no ponto de concentração das equipes.
  8. Largada:  A largada deverá ser realizada entre 6 e 7 horas da manhã do dia 30 de março de acordo com o planejado por cada equipe, e deverá ser registrada via foto com a participação de todos os integrantes da equipe.
  9. Reunião de Páscoa: A Reunião de Páscoa irá acontecer no ponto de concentração na manhã do Sábado de Aleluia, e deverá contar com a participação de todas as equipes que chegarem ao ponto de concentração. Durante a reunião deverá ser entregue pelo Capitão da Equipe o passaporte com os devidos registros de passagem pelos pontos de parada determinados.

Ponto de Concentração

O ponto de concentração será o local de destino para de todas as equipes. Neste ano, o local escolhido para a chegada das equipes será o Hotel Sonho Verde, localizado na BR-050 km 128 próximo à cidade de Cristalina-GO. A programação prevista para o dia 31 de março será:

  • 07:00 hs – recepcionar as equipes.
  • 10:30 hs –  início da Reunião de Páscoa, para entrega oficial do passaporte pelo Capitão de Equipe e recebimento do certificado de conclusão emitido pelo clube.
  • 11:00 hs –  Início do almoço de confraternização entre as equipes.

A entrega da medalha fornecida pelo clube irá ocorrer juntamente com a entrega do certificado de homologação emitido pelo Audax Club Parisien (ACP), e será agendado posteriormente.

Comunicação

Somente o Capitão da Equipe deverá entrar em contato com a organização da Fléche Cristal,  na impossibilidade do capitão entrar em contato, um dos integrantes deverá entrar em contato com os organizadores informando o motivo do afastamento e, solicitar a substituição do mesmo.

Os meios de comunicação oficiais para ester evento serão:

  1. E-mail: toda a informação de inscrição, planejamento, aprovação de percurso e mudança de na equipe deverão ser encaminhadas por e-mail. No e-mail estarão formalizadas todas as decisões e informação relacionadas à participação da equipe na Flèche Cristal.
  2. Whatsapp: Será criado um grupo no whatsapp para a comunicação mais rápida entre os capitães das equipes e a organização da Flèche Cristal.
  3. Skype: A reunião de alinhamento, e quais quer outras necessárias, serão realizadas via skype.
  4. Facebook: As mensagens enviadas via facebook somente serão consideradas para esclarecimento de dúvidas. Deverão ser feitas via Messenger e nunca via comentário em quaisquer postagens do clube sob o risco de não serem respondidas.

Credenciamento e Retirada do Kit

Para finalizar a etapa de credenciamento, o ciclista deverá estar de posse do CARTÃO PASSAPORTE devidamente carimbado na etapa de Vistoria.  Após a checagem do carimbo, o ciclista deverá:

  • Entregar o TERMO DE RESPONSABILIDADE assinado;
  • Confirmar suas informações de contato de emergência
  • Validar os documentos apresentados e entregar os documentos pendentes, caso exista
  • Receber a tarja de identificação do DROP BAG
  • Receber o Cartão Passaporte carimbado
  • Receber a Carta de Rota
  • Saco zip-lock para guardar carta de rota e passaporte

Composição da Equipe

O Fleche Cristal é um evento a ser pedalado em equipe; sendo assim, nenhuma inscrição individual será permitida. A inscrição deverá ser feita obrigatoriamente por um Capitão de Equipe que tenha conquistado a qualquer tempo a distinção Super Randonneur ACP.

Cada equipe é limitada a um máximo de cinco bicicletas e um mínimo de três, sendo bicicleta do tipo Tanden considerada como uma única bicicleta.

Os integrantes da mesma equipe podem ajudar-se entre si. Contudo as equipes são expressamente proibidas de se ajudarem ou andarem juntas, mesmo equipes de um mesmo clube organizador. A única exceção é o caso de alguma emergência médica.

Durante o evento, os participantes não podem pegar vácuo de outros, exceto entre os membros da mesma equipe.

Responsabilidades do Capitão da Equipe

Ao Capitão da Equipe serão atribuídas as seguintes responsabilidades:

  1. Solicitar junto ao Organizador a inscrição de sua equipe dentro do prazo pré-estabelecido;
  2. Enviar ao organizador sua opção de rota até o Local de Concentração e cronograma, contendo o maior detalhamento rodoviário possível, listando:
    • Local e horário de largada;
    • Locais dos pontos de parada e horários estimados de passagem;
    • Quilometragens totais e parciais dos trechos e pontos de parada;
    • Local onde pretende estar na 22ª hora.
  3. Portar o passaporte durante o tempo que perdurar o evento, fazendo neste constar os horários de passagem nos pontos de parada indicados e seus respectivos comprovantes de passagem (cupons fiscais, carimbos de trechos, extratos bancários ou outros comprovantes acertados com o Organizador).
  4. Nomear um novo Capitão de Equipe, caso desista do evento após sua largada.
  5. Enviar ao organizador, dentro do prazo determinao os dados dos participantes da equipe, contendo entre outros: nome, data de nascimento, RG, CPF, telefone e e-mail para contato.
  6. Recolher a taxa de inscrição fixada pelo organizador até a data determinada.
  7. Fazer cumprir o regulamento.

Planejamento do percurso

O trajeto e todo planejamento do percurso a ser percorrido pela equipe é de inteira responsabilidade do Capitão da Equipe, e deverá ser previamente aprovado pelos organizadores do Randoneiro Cristal, o envio, ajustes e aprovação final da rota deverá atender aos prazos determinados na programação do fléche. É de fundamental importância que o Capitão de Equipe seja conhecedor na íntegra do regulamento nacional e do clube em relação ao flèche antes de começar a planejar sua randonnée.

Caberá ao capitão da equipe detalhar o máximo de informações possíveis de como irá ocorrer a randonnée, sendo imprescindível que, pelo menos, os seguintes pontos sejam detalhados:

  • O percurso com no mínimo 360kms a serem percorridos em 24 horas.
  • Local e Horário da largada;
  • Detalhamento dos pontos de parada e horários estimados de passagem;
  • Quilometragens totais e parciais dos trechos e pontos de parada;
  • Local onde se deseja estar na 22ª hora.
  • Percurso traçado no site RideWithGPS, marcando destacando todos os pontos de parada, principalmente em relação ao ponto de parada na 22ª  hora e onde pretende-se estar na 24ª hora.
  • Planilha e carta de rota seguindo o modelo fornecido pelo Randoneiro Cristal.

Após o envio, todas as informações serão avaliadas e, caso não haja nenhum ajuste ou correção a se fazer, aprovada pelos organizadores do Randoneiro Cristal. Havendo a necessidade ajustes. o Capitão da Equipe será comunicado pelos organizadores afim de que possa providenciar os ajustes solicitados e/ou esclarecer possíveis dúvidas e, por fim, reenviar para nova análise. Atenção especial ao prazo final para aprovação do percurso. 

O Randoneiro Cristal reserva-se ao direito de não aprovar um trajeto por quaisquer motivos que possam comprometer de forma evidente a integridade física dos participantes ou que possam colocar em dúvida a realização do percurso proposto pela equipe. Dentre os itens que serão considerados durante a análise do planejamento da randonnée estão percursos com possibilidade de desvios com o intuito de diminuir a distância aprovada, rodovias com tráfego intenso se veículos, existência ou não de acostamentos, longos trechos (acima de 70km) sem possibilidade de encontrar recursos disponíveis de abastecimento.

Em caso de dúvidas em relação ao regulamento e/ou programação do Flèche Cristal, estaremos à disposição atendê-los nos meios de comunicação enviados para o capitão da equipe, caso a inscrição já tenha sido realizada, ou pelos canais de comunicação deste site ou Facebook.

Regulamento Flèche Cristal

O regulamento detalhado das Flèches Brasil pode ser encontrado no site do Randonneurs Brasil, nosso objetivo aqui será de dar enfase aos principais pontos do regulamento e detalhar as regras específicas da Flèche Cristal.

A seguir estão relacionadas as regras específicas do Flèche Cristal:

  • Será criado um evento no Strava onde todas as equipes e seus integrantes serão convidados a participar. Para efeitos de análise do resultado, os percursos registrados no Strava serão considerados como elemento importante de cumprimentos das regras e percursos. Possíveis problemas de registro do deslocamento no Strava serão considerados e avaliados.
  • O comprovante de registro da passagem pelos pontos de parada deverá ser realizado por meio de comprovantes adquiridos no local, e obrigatoriamente, por foto enviada ao grupo com todos os participantes. Poderá ser enviada duas fotos caso a equipe chegue ao ponto de parada em momentos diferentes.
  • O Randoneiro Cristal não irá se responsabilizará por quaisquer danos, acidentes ou ocorrências de qualquer natureza que possam vir a acontecer durante o percurso.

Resumo do Regulamento Flèche Brasil

  • A composição da equipe deverá de ser a no mínimo 03 bicicletas e no máximo 05 bicicletas, para efeitos de contagem bicicletas do tipo tanden são contadas como uma unidade independente da quantidade de ciclista que a conduzem;
  • A equipe deverá ter um Capitão, que será responsável por apresentar aos organizadores todo o planejamento feito para a randonnée, entre eles inscrição, mapa do percurso, detalhamento dos pontos de parada, local da 22ª hora.
  • Cada equipe deverá definir um seu próprio percurso, com a obrigação de percorrer, pelo menos, 360 quilômetros  em um período de 24 horas.
  • O trajeto apresentado pela equipe deverá ser previamente aprovado pela organização da Flèche Cristal.
  • As paradas para descanso não devem exceder o prazo de 2 horas;
  • Todos os membros devem percorrer a mesma distância e percurso aprovado para a equipe, respeitando todo o planejamento determinado na carta de rota.
  • Equipes diferentes não podem partir do mesmo local de largada e no mesmo horário. Nestes casos deverá haver um intervalo de 1 hora entre as largadas.
  • A equipe deve ter sua localização e tempo anotados nos pontos de partida e em cada ponto designado na carta de rota.
  • Na 22ª hora e no final da 24ª hora, a hora exata e o local da equipe devem ser anotados no passaporte, independente da localização. Um mínimo de 25 quilômetros deverá ser percorrido entre estas duas verificações.
  • Não é necessário que as equipes cheguem ao ponto de concentração na 24ª hora. A localização e a distância percorrida no final da 24ª hora e anotada no passaporte serão consideradas para a homologação do resultado.
  • Nos casos de desvios forçados do percurso devido a acidentes, construções, reformas de estradas, etc. apenas será considerada a quilometragem adicional se verificada por: cupom fiscal, recibo de cartão de crédito ou débito, recibo de estabelecimento comercial com horário, extrato bancário ou assinatura de autoridade policial.

Equipamentos

  • Somente veículos de propulsão humana (comumente bicicletas) são permitidos;
  • Todos devem ser equipados com faróis dianteiros e lanternas traseiras em bom funcionamento. Estas deverão estar fixadas às bicicletas durante todo o período de 24 horas e sempre ligados em condições de pouca visibilidade;
  • Os carros de apoio não podem carregar as luzes dos randonneurs durante o dia;
  • Pedalar em equipe não muda as exigências de iluminação, todos os randonneurs devem usar seus próprios kits de iluminação;
  • Fiscais da organização podem e confiscarão a Carta de Rota da equipe em que um dos participantes esteja sem suas luzes fixadas em suas bicicletas;
  • Durante a noite e condições de baixa luminosidade, todos os participantes devem usar coletes reflexivos de uso individual;
  • Aconselha-se também o uso de outros reflexivos na própria bicicleta, jaquetas, camisas ou tornozeleiras;
  • O uso do capacete é obrigatório.

Carro de Apoio

  • Nenhum veículo de apoio será permitido sob quaisquer circunstâncias.
  • Equipes que utilizem um carro de apoio poderão recebê-lo somente nos postos de parada programados, devidamente listados nas rotas e desde que o carro esteja registrado junto à organização do evento.
  • A assistência de outros veículos não participantes também não é permitida, exceto em caso de emergência médica.
  • Podem existir postos de controle e fiscalização secretos, ao longo do percurso, e a equipe que inadvertidamente infringir este artigo será prontamente desclassificada.

Validação e homologação do resultado

Para a homologação das Flèches Brasil e emissão do certificado da ACP, ou qualquer outra premiação regional, deverá ser observado o seguinte:

  • pelo menos três integrantes da equipe devem ter percorrido a mesma distância (mínima de 360 quilômetros) e estarem juntos (na 24ª hora) próximos ou no Local de Concentração;
  • pelo menos 25 km devem ser percorridos entre o final da 22ª hora e final da 24 ª hora (últimas 2 horas). Em nenhuma circunstância estes dois pontos poderão ser no mesmo lugar, mesmo que a distância planejada tenha sido completada.

Apresentação de toda a documentação ao organizador (passaporte e comprovantes de passagem)

Cancelamento das inscrições

O cancelamento da inscrição da equipe na Flèche Cristal poderá ser realizado nas seguintes situações:

  1. Cancelamento automático: A inscrição da equipe poderá ser cancelada automaticamente se o percurso não for enviado até o dia 28/02. Caso o valor da inscrição tenha sido pago, será realizado o ressarcimento desse valor descontados as taxas bancárias e de administração realizadas até aquele momento.
  2. Por Solicitação: O Capitão da Equipe poderá solicitar, a qualquer momento, o cancelamento da inscrição no Flèche Cristal. Está solicitação deverá ser enviada por e-mail onde deverão estar copiados todos os integrantes da equipe, que deverão responder estarem cientes da solicitação.

O reembolso da taxa de inscrição, caso tenha sido paga, se dará nas seguintes condições:

  1. Até 7 dias corridos da data de inscrição: o valor total será reembolsado descontando-se as tarifas bancárias, caso existam, inerentes às taxas de transferência bancária utilizada na transação.
  2. Nos demais casos, o percentual de reembolso será de:
    • 80% até o dia 28/02.
    • 50% entre 01/03 e 10/03
  3. Após o dia 10/03 não haverá mais devolução da taxa de inscrição.
  4. O valor será creditado na conta do capitão da equipe em até 15 dias úteis contados a partir da data de cancelamento.

Como se inscrever?

AS inscrições para as equipes que participarão do Fleche Cristal 2018 estarão abertas entre 29 de janeiro e 25 de fevereiro de 2018. As inscrições deverão ser feitas exclusivamente pelo capitão da equipe que deverá comprovar até o fim do prazo sua qualificação como Super Randonneur.

O taxa de inscrição será de R$450,00 por equipe, independente da quantidade de integrantes. A inscrição somente será efetivada com o preenchimento de todas as informações solicitadas no formulário ao lado, com as seguintes ressalvas:

  1. Caso no momento da inscrição o capitão da equipe não tenha a rota definida, o prazo para envio ao organizador deverá ser até um (01) dia após o término do prazo final das inscrições
  2. Caso a equipe não esteja completa no momento do cadastro, o capitão da equipe somente poderá fazê-lo até o o prazo final das inscrições.
Inscreva sua equipe!

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